Atlas Dinâmico

O Atlas Dinâmico (AD) é uma base para publicação de informação e ferramenta de acesso à informação desenvolvida pelos Environment, Climate Change and Bioenergy Division (NRC) e SKE Inc., Canada.
O Atlas Dinâmico permite a publicação de mapas, bases de dados e documentos desde o nível global ao local usando tecnologias fáceis de implementar e usar.

Dynamic Atlas
Componentes do AD

Dynamic Maps: É o visor do GIS para o Atlas.

Dynamic Knowledgebase: Fornece habilidades de configurar e gerir rápida e facilmente o atlas.

Dynamic Publisher: Permite que o Atlas e o Dynamic Maps sejam produzidos para disseminação em CD/DVD.

Dynamic Web Maps Server: Permite a publicação de atlas na Internet.

Vista geral e Download
O atlas dos Municípios de Angola é uma base de dados digitais de indicadores relacionados com o sector rural Angolano. O Atlas pode ser usado no seu computador usando os programas Dynamic Maps, o visor GIS do Dynamic Atlas ou através da web usado sistemas de cartografia on-line.

A seguir vêm os tópicos principais abordados no Atlas:
1. Contexto Geográfico
2. Culturas e Calendários Agrícolas
3. Animais
4. Segurança Alimentar
5. Economia Rural

Para uma rápida visão geral do conteúdo, poderá usar o sistema de cartografia on-line que lhe permite rebuscar quase qualquer informação contida no atlas. Tome em consideração que, o sistema de cartografia on-line requer uma ligação de Internet rápida para suportar a quantidade de dados que é frequentemente trocada entre o usuário e o servidor. Use a versão simples na Internet se a versão completa estiver muito lenta (Veja a tabela de comparação em baixo).

 versão completaversão simples
Tamanho do ecrã1024x7681024x768
Tamanho do mapaMaiorMédio
GráficosCompletaMínimo
FuncionalidadeCompletaCompleta

O atlas também esta disponível para download:

Atlas dos Munícipios de Angola Julho 2006, apenas o atlas (zip, 89 MB) download
Dynamic Maps 3.1, setup (exe, 22 MB) download
Dynamic Maps 3.1, service pack 6 (exe, 3.5 MB) download
Atlas dos Munícipios Angolanos, manual de Instrução (pdf, 1 MB) download

O atlas contém apenas um mapa topográfico colorido (Luanda) scaneado e geo-referenciado na escala 1:100000. Para obter informações da série completa de mapas topográficos, por favor contacte o ponto focal do projecto.

Instruções
1. Depois de completar o carregamento (download) abra o ficheiro no seu disco duro e extraia o seu conteúdo (duplo clique em Angola Julho 2006 exe). Mantenha todos os nomes de acesso intactos. Também é aconselhável guardar o atlas no disco duro (ex.: c:/atlas) para que os nomes de acesso aos ficheiros não sejam muito longos.

2. Se o programa Dynamic Maps ainda não está instalado no seu computador, recarregue o software e o "Service Pack". Em seguida execute a configuração do programa seguindo as instruções durante a instalação.

3. Depois de reiniciar o computador, execute o Dynamic Maps 3.1 Service Pack 6. exe. Isto fará quaisquer actualizações do software. Se também tiver em posse outros softwares do Dynamic Atlas, como o Dynamic Knowledgebase já instalado, assegure o recarregar (download) e a aplicação dos pacotes de serviços para estes produtos.

4. Inicie o Dynamic Maps. Agora já pode importar o atlas que copiou no passo1. Clique "import" que activara a pasta de procura. Navegue até ao atlas e importe o ficheiro "Angola Julho 2006".

5. Depois de importar o atlas, seleccione e abra o mesmo.

Para mais instruções em como usar o Dynamic Maps, por favor consulte o manual do usuário.

Swedish International Development Cooperation Agency (SIDA) Angola Institute of Geography and Cadastre (IGCA) Food Security Unit/Agricultural Development Institute (GSA/IDA) Brasão de armas de República de Angola